
Então fez Adão cair num profundo sono e tirou-lhe uma das suas costelas e formou a mulher, levou-a a Adão e disse: Ela será carne da tua carne e ossos dos teus ossos e terás sempre que respeita-la.
Idade de ouro
am nemsofrimento, nem trabalho, nem a morte. Mas a sua insensatez ou o seu orgulho teriam provocado o surgimento desses flagelos. Naquele paraíso, as ferramentas trabalhavam por si sós, bastando aos homens dar-lhes alimento e cuidado. Certa vez, os humanos embebedaram-se e esqueceram-se das ferramentas. Elas revoltaram-se e desde esse dia os homens estavam condenados a trabalhar arduamente na terra.
Teoria Evolucionista

Evolução humana
que eram muito próximos do género Homo. A. afarensis e A. africanus são dos mais famosos dos hominídeos extintos. A. africanus, primeiro descrito por Raymond Dart, com base no “Crânio Infantil de Taung”, datado em 2,5 a 2,9 milhões de anos, foi considerado durante muito tempo o ancestral directo do género Homo (em especial da espécie Homo erectus).Australopithecus afarensis
Este é o hominídeo mais antigo a ser amplamente estudado. A descoberta de um esqueleto quase completo encontrado na Etiópia (1974), Lucy, foi um grande contributo para o estudo desta espécie de hominídeos.

Esta espécie é, das pertencentes ao género Homo, a que menos se parece com o H. sapiens, com braços proporcionalmente muito mais longos, cavidade craniana menor (a capacidade craniana não excedia os 650 cm3) e morfologia geral similar aos Australopithecus.O H. habilis foi o primeiro a construir e utilizar ferramentas de pedra la
scada, o que lhe valeu o nome específico: habilis, o habilidoso. Isto deveu-se sobretudo ao facto da libertação do dedo polegar. Actualmente a maioria dos cientistas considera que o H. habilis é um antepassado directo do homem moderno, mas esta opinião não é consensual. O homo Habilis viveu na África, pesava entre 30 a 40 quilos e media cerca de 1 metro de altura. A sua alimentação era omnívora.-Crânio mais arredondado;
-Molares e incisivos grandes;
-Cara pequena;
-Dedos dos pés e das mãos curvos.
Analisando alguns restos de ossos recuperados pode-se concluir que o homo Habilis tem um aspecto muito mais humano que o Australopithecus. As suas alturas eram similares, bem como o seu peso.
Homo Erectus
Eles mediam entre 1,30 e 1,70 m de altura, e seu volume craniano era entre 750 e 1250 cm³, um aumento de cerca de 50% em relação ao seu ancestral Homo habilis.

foram encontrados principalmente na África.Habitantes de cavernas, produziam e usavam ferramentas bem mais elaboradas (como machados de mão), que representam a primeira ocorrência no registo fóssil de um design consciente. Acredita-se que produziram ferramentas de madeira e armas, mas não foram preservadas. Foram provavelmente os primeiros a usar o fogo, e a iniciar uma migração do continente africano para diversas regiões.
Homo neanderthalensis
cérebros eram aproximadamente 10% maiores em volume que os dos humanos modernos. Em média, os Neandertais tinham cerca de 1,65 m de altura e eram muito musculosos.Este hominídeo utilizava várias ferramentas, machados manuais, bifaces, raspadeiras, furadores e lanças. Os Neandertais realizavam um conjunto sofisticado de tarefas normalmente associados apenas aos humanos, como a construção de abrigos complexos, o controlo do fogo e a remoção da pele dos animais. Muitos acreditam que sem algum tipo de linguagem falada não seria possível que os Neandertais realizassem estas tarefas.
Coexistência com o Homo sapiens
Há quem defenda que a baixa densidade populacional da época permitiu que os dois não tenham estabelecido contacto. Outros autores, baseando-se, por exemplo, na descoberta de um fóssil de um menino de quatro anos conhecido como o "Menino de Lapedo", em Vale do Lapedo, Portugal, crêem que está provada a ligação e cruzamento do homem moderno com o Homo neanderthalensis. Outros autores, ainda, preferem uma abordagem de meio termo, crendo que poderão ter existido contactos pouco relevantes a nível cultural e mesmo genético.
Extinção
O ser humano pode ser definido em termos biológicos, sociais e consciência. Biologicamente, os humanos são classificados como a espécie Homo sapiens (latim para homem sábio, homem racional), um primata bípede pertencente à superfamília Hominoidea juntamente com outros símios: chimpanzés, bonobos, gorilas, orangotangos e gibões, além de outras espécies actualmente extintas. O Homo sapiens também pertence à família hominidae, família à qual também pertence o chimpanzé e outros.
Os humanos adoptam uma postura erecta que possibilita a libertação dos membros anteriores para a manipulação de objectos, possuem um cérebro bem desenvolvido que lhes proporciona as capacidades de raciocínio abstracto, linguagem e introspecção.
Os humanos variam substancialmente em relação a altura e peso médio, conforme a localização e aspectos históricos. Apesar de o peso ser largamente determinado pelos genes, é também, muito influenciado pela dieta e exercício físico. Em comparação com a pele de outros primatas, a pele humana possui menor pelagem.
De acordo com as teorias mais aceites entre os antropólogos actuais, o Homo sapi
ens teve origem nas savanas de África entre 130.000 a 200.000 anos atrás, descendendo do Homo erectus.A origem do Homo sapiens , como todas as espécies animais, encontra-se hoje em dia explicada pela teoria da evolução das espécies, baseada nos trabalhos de Charles Darwin e amplamente suportada por factos científicos.



















Conceitos a reter



















